Uma noite de sono de qualidade é imprescindível para se ter um bom dia, e a postura correta é um fator importante, já que ficamos cerca de 8 horas nesta posição. A postura mantida na cama pode afetar muito mais do que apenas o sono. Uma posição para dormir inadequada favorece dor nas costas, no pescoço, fadiga, apneia do sono, cãibras, má circulação e até azia.
Mas, afinal, existe uma posição para dormir mais adequada? O que é melhor: dormir de lado, de barriga pra cima ou de bruços?
A melhor posição para dormir é aquela que você se adapta melhor e que te permite ter uma boa qualidade de sono. Basta prestar atenção no seu corpo e realizar as adaptações necessárias, utilizando travesseiros extras, para realinhar sua coluna enquanto você dorme. Vamos tentar?
- Dormir de lado: essa é a postura mais indicada para dormir, desde que você utilize um travesseiro entre as pernas para posicionar melhor seu quadril. Além disso, a respiração acontece de forma tranquila e sem roncos, porque essa postura mantém as vias aéreas abertas.
- Dormir de barriga para cima: também é considerada uma boa posição para dormir, pois o corpo fica reto, posicionando-se um travesseiro abaixo dos joelhos para que a região cervical se alinhe com toda a coluna. Mas, esta posição não é indicada para quem sofre de apneia do sono.
- Dormir de bruços (de barriga para baixo): é a posição menos indicada para dormir. Deitando dessa maneira, a coluna fica torta. Para corrigi-la, utilize um travesseiro fino embaixo da barriga.
Você sabia?
Durante o momento de sono, os nossos músculos relaxam e nossa respiração desacelera, o que nos leva a um estado quase total de repouso. O nosso sistema imunológico se fortalece e alguns hormônios para a manutenção do nosso organismo são liberados, como o hormônio do crescimento, principalmente durante a infância e a adolescência.
Durante o nosso ciclo de sono, o hormônio de leptina também é liberado. Essa substância é responsável pela sensação de saciedade, e é por essa razão que quem não tem um bom ciclo de sono pode engordar com mais facilidade.