Certamente você já ouviu e leu bastante que praticar atividade física é fundamental para se evitar problemas de saúde e tornar a vida mais saudável. Isso não é diferente quando pensamos especificamente na nossa coluna.
Muitos estudos científicos vêm demonstrando, ano após ano, que o exercício físico bem orientado por profissional capacitado e praticado com frequência é bem mais eficiente no tratamento e melhora dos problemas de coluna que a simples administração de medicamentos ou o repouso prolongado.
A saúde de nossa coluna está relacionada a uma boa mobilidade do tronco e da pelve, adequado equilíbrio, ou alinhamento corporal e preparo muscular.
O sedentarismo é pior que se manter ativo. Ficar parado gera fraqueza e atrofia muscular, além de rigidez articular, podendo aumentar a dor e desconforto.
Você sabia?
O esforço realizado na prática da atividade física gera um estresse ósseo positivo, que estimula a produção de mais células ósseas. Além disso, os discos intervertebrais são nutridos mais facilmente e os músculos, mais alongados e fortes, protegem contra possíveis lesões na coluna.
Ioga, pilates, alongamento, musculação, treino funcional, diversas são as possibilidades de atividades que se pode realizar para cuidar da saúde da coluna.
A corrida e a caminhada também são exercícios que contribuem para isso; isso porque já foi comprovado que são atividades que nutrem bastante os discos intervertebrais.
Mas lembre-se: o acompanhamento profissional é fundamental para qualquer prática!!!